20/08/2011

OUTRO TRECHO DE "OS SONHOS NÃO ENVELHECEM"

Milton, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Lô Borges e Toninho Horta
Mais um trecho do livro "Os sonhos não envelhecem", de Márcio Borges, que será sorteado para os que participaram do sorteio do livro "Pelos caminhos da Estrada Real" . Desta vez, destaco parte das páginas 191 e 192, que fala sobre uma canção de Milton Nascimento muito especial, feita em parceria com Ronaldo Bastos.

...............

Bituca e Ronaldo fizeram mais duas parcerias: Amigo, amiga" e "Menino".

"Menino" mexeu comigo. Era um tributo ao estudante Edson Luis, morto no Rio durante uma manifestação na porta do "bandejão" universitário. Chorei ao cantar aqueles versos escritos em letra miúda, num papel que Ronaldo segurava com mão trêmula, enquanto Bituca virava um lamento vindo lá do fundo, voz e violão:

Quem cala sobre teu corpo
consente na tua morte
talhada a ferro e fogo
na profundeza do corte
que a bala traçou no peito
quem cala morre contigo
mais morto que estás agora...

Essa música ficou guardada durante anos, só para nosso consumo interno. O tema era doloroso demais e nenhum de nós queria parecer oportunista. Quanto ao Ronaldo, estava envolvido demais. Atrás do Cara de Anjo estava um cara destemido. Talvez precisasse dar um tempo fora do Brasil, se as coisas piorassem.

Na Passeata dos Cem Mil, Bituca saiu de braços dados com nomes famosos da música, Chico Buarque etc. Sua foto apareceu em vários jornais , mas seu nome não foi citado em nenhum. Talvez ainda não conhecessem direito à sua cara."

...............

Nenhum comentário: