03/10/2012

CRÔNICA SOBRE CD 'MINAS REAL'

Publicado no blog do historiador Paulo Gonçalo dos Santos
http://www.pagoncalo.blogspot.com

AS MINAS GERAIS SE TORNAM REAIS DENTRO DE MIM

            O sons das Minas
 Gerais estão aqui dentro
 de minha casa desde
 que recebi o CD “Minas
 Real”, que traz cinco 
belas canções de Felipe
 Cerquize, em parceria 
com:Tavito, 
Murilo Antunes, Marcio 
Borges, Fernando Brant, 
Célio Mattos e Heitor 
Branquinho, nas insuperáveis
vozes de: Renato Braz, 
Paula Santoro, Claudio Nucci, Déa Trancoso e Mauricio Maestro.

            Aqui na periferia de São Paulo, nasci e cresci numa
 época onde os bairros distantes do Centro da cidade funcionavam
 quase como sítios, onde as moradas, não tinham
 cercas e o cheiro da Mata Atlântica que começava a ser 
devastada invadia nossas almas durante todos os dias dos
 anos, entre os vizinhos queridos uma família  enorme vinda
 das Minas Gerais me acolheu e me ensinou os sons e sabores que
 estas terras têm.
            Ao colocar para tocar o CD de Felipe Cerquize – “MINAS REAL’, fui 
imediatamente levado através de minha memoria afetivo musical a um tempo 
encantado onde a felicidade morava dentro de mim, os sons me trouxeram 
sabores há tempos escondidos, e logo de inicio a voz de Renato Braz me 
remeteu a um dos mais belos espetáculos musicais que já assisti 
nos anos 90 de Milton Nascimento: “TAMBORES DE MINAS”.
            Ao longo da vida pude conhecer parte das Minas Gerais e as 
imagens que guardo são retratadas quase que milimetricamente através 
da sonoridade deste CD intitulado sabiamente de “Minas Real”.
            Sou um apaixonado pela Música Popular Brasileira, e devo confessar 
que a musica nascida desde as montanhas e morros das Minas Gerais me
 tocam como nenhuma outra, até minha cantora favorita que é baiana, desde
os ano 70 se torna a meus ouvidos imbatíveis quando mergulha no repertorio 
nascido deste lugar que pra mim é o coração do Brasil.

            Assim como a música mineira a comida mineira ocupa todos os 
espaços de minha vida nesta louca cidade chamada São Paulo, e todos
 os cantinhos dela que guardam Minas Gerais em seus recantos e 
recôncavos, por mim são visitados com frequência, e agora com este 
lindo trabalho de Felipe Cerquize – “Minas Real”, minha casa ganha contornos
 mineiros.
            Junto com o CD Minas Real que foi produzido por Claudio Nucci e 
Giovanni Bizzoto me chega uma antologia de escritos datada de 1997 
onde Felipe Cerquize participa, em tempos de recuperação da saúde ando 
trancafiado aqui em minha casa, a chegada dos escritos e dos sons das Minas
 Gerais me consolam a alma alimentando o corpo com banquetes literário 
musicais imperdíveis. Confiram!
            E para adquirir o CD MINAS REAL é facim, facim, é só dar uma
 alô para o Felipe Cerquize que é gente muito boa através de seu 
BLOG, deliciem-se: http://felipecerquize.blogspot.com.br/

 Paulo Gonçalo
Historiador
paulogoncalo@uol.com.br

Nenhum comentário: