26/10/2009

PRÊMIO NÓSSIDE - INFORMAÇÕES RECEBIDAS



Excelentes resultados para os Poetas Brasileiros no XXV Nósside 2009 O POETA NEPALES DAHAL VENCEDOR ABSOLUTO ENTRE OS 4 VENCEDORES LILIAN GATTAZ de São Paulo Entre os Mencionados Especiais CONCEIÇÃO A. OLIVEIRA (Belo Horizonte,País) Entre os Mencionados Distintos MARIZA BAUR (São Paulo) e ISAAC DE FARIA RUY (São José do Rio Preto, SP). Entre os Mencionados AL-CHAER (Goiânia), FELIPE CERQUIZE – canção (Rio de Janeiro), DELASNIEVE DASPET DE SOUZA (Mato Grosso do Sul), MERLI MARIA GARCIA DINIZ (São José do Rio Preto, SP), ROZELENE FURTADO DE LIMA (Rio de Janeiro) e ALEX WAGNER DIAS (Campinas, SP).
.
Sexta-feira, 27 de novembro, Premiações em Reggio Calábria às cinco da tarde no Palazzo Campanella Outros Eventos no Sábado, dia 28, em Messina e na Segunda-feira, dia 30, em Roma
.
O poeta do Nepal Mukul Dahal, que escreve em sua língua nepalesa e em inglês, é o Vencedor Absoluto da XXV Edição do Prêmio Internacional de Poesia Nósside 2009. Foi anunciado pelo Presidente Fundador do Prêmio prof. Pasquale Amato, que nomeou também os demais premiados escolhidos pelo Júri Internacional entre os concorrentes de 42 Nações em 30 Línguas: 4 Vencedores, 10 Mencionados Especiais, 21 Mencionados Distintos e 39 Mencionados. ........

........
A vitória do poeta nepalês testemunha que o Prêmio Nósside está cada vez mais sem fronteiras: é o primeiro Vencedor Absoluto do Continente Asiático; vem de uma pequena Nação que se encontra entre as gigantescas China e Índia; demonstra que no Nósside qualquer um pode vencer, de qualquer que seja a proveniência da menor à maior cidade do mundo, de qualquer língua da mais rara à mais difusa.

.....
Reforçam a globalidade do Prêmio os quatro Vencedores: a cubana Beatriz Casal, a italiana Annamaria Ferramosca, a brasileira Lilian Gattaz e o congolês Lye Yoka que escreve em língua lingala e em francês.

............
Pela primeira vez no grupo dos Cinco Finalistas estão presentes as cinco línguas oficiais do Prêmio (italiano, espanhol, português, inglês e francês), além das línguas nepalesa e lingala. É ainda a primeira vez que no grupo estão presentes poetas dos quatro continentes: aos poetas europeus e da América Latina uniram-se nesta edição poetas da África e da Ásia, continentes chegados mais recentemente à família do Nósside.
.........
Uma consequente demonstração do cresimento global do Prêmio vem dos 10 Mencionados Especiais: Marissa Arroyal (Venezuela), Carla Cirillo (Vídeo-Itália), Patrizia Giannelli (Itália), Benito Galilea (Itália), María Ángeles Jaén (Bolívia), Ann Juli James (África do Sul), Yaisel Mora Barrios (Cuba), Conceição Oliveira (Brasil), Alfredo Panetta (Itália) Silvia Inés Tocco (Argentina).

............
Da mesma forma diversificado está o grupo dos 21 Mencionados Distintos. Estão incluídos os brasileiros Mariza Baur (São Paulo) e Isaac de Faria Ruy (São José do Rio Preto, São Paulo); os italianos Luca Di Bartolomeo, Stefano Bruno, Mariangela Costantino, Fabio Fabbrizi (Canção), Emilia Fragomeni, Esther Grotti; os cubanos Graciano Wilkie Delgado Correa e Rosa Rodríguez Cubela; os estadunidenses Giovanna Brancatisano Sciarrone e Paula Gandara; Viorel Boldis (Romania), Maria Isabel Lacave Bautista (Chile), Radomir Mitric (Bósnia Herzegovina), Yamilka Noa Justiz (Costa Rica), Maria Cristina Pannunzio (Argentina), Paulo Paulo (Moçambique), Fernando Ruiz Granados (México), Patricia Louise Samperi (Tunísia) e Myriam Solar (Vídeo-Espanha).

..........
Os 39 Mencionados são 16 italianos; 6 brasileiros - Al-Chaer (Goiânia), Felipe Cerquize – canção (Rio de Janeiro), Delasnieve Daspet de Souza (Mato Grosso do Sul), Merli Maria Garcia Diniz (São José do Rio Preto, São Paulo), Rozelene Furtado de Lima (Rio de Janeiro) e Alex Wagner Dias (Campinas, São Paulo); 3 cubanos, 2 argentinos, e um de cada país seguinte: Austrália, Bégica, Colômbia, Filipinas, Grécia, Malta, Nicarágua, Panamá, Peru, Espanha, Estados Unidos e Venezuela.

....
No total os brasileiros premiados somaram 10 (6 poetisas e 4 poetas), no âmbito de um Prêmio em constante crescimento mundial e no qual a competição se estende cada vez mais a novos países e participantes.

.........
O sucesso dos poetas brasileiros confirma-se com a obtenção da segunda posição geral entre os Premiados do Nósside depois da Itália.
,,,
Também Maria Natalia Iiriti, com um ensaio sobre “Gregos da Calábria” venceu a Primeira Edição do “Prêmio Especial Nósside para salvar as Línguas em risco de extinção”, destinada a ampliar – no ano das bodas de prata – o compromisso do Nósside em defesa das diversas línguas e culturas do planeta Terra.
....
Estes resultados refletem a dimensão cada vez mais universal do Prêmio, do qual o Júri Internacional foi mais uma vez o intérprete, do Presidente Giuseppe Amoroso (Itália) aos Componentes Teresa Maria Albano (Montenegro), Mayerín Bello Valdéz (Cuba), Giuseppe Cardello - Música (Itália), Flora De Paoli (Brasil), Rocco Franco (Itália), Clotilde Grisolia (Itália), Adriana Iozzi (Brasil), David Lecona Rodríguez (México), Rosamaria Malafarina (Itália), Paolo Minuto - Vídeo (Itália), Patricia Peterle (Brasil), Daniela Raimondi (Grã Bretanha), Angelo Rizzi (França), Antonio Rossi (Itália); Secretária Geral Mariela Johnson Salfrán (Cuba), Secretária para o Brasil Rosalie Gallo (Brasil) e para a Secretaria italiana Stefania Radici (Itália).
................
A máquina organizativa do Nósside 2009 está agora concentrada na direção dos Eventos Finais, nos quais Poetas e público estarão envolvidos na atmosfera mágica de uma babel de línguas e de formas de comunicações que o Nósside consegue oferecer em uma dimensão sempre mais articulada enquanto se ampliam os horizontes de sua utopia realizada.

.........
Na sexta-feira, dia 27 de novembro, em Reggio Calábria, acontecerá a Premiação às cinco da tarde, no Palazzo Campanella, séde do Consiglio Regionale della Calabria.

........
No sábado, dia 28, às 10 da manhã os premiados do Nósside participarão na Universidade de Messina de um Seminário de Estudos sobre temáticas relacionadas ao Prêmio, no curso do qual será dada maior atenção ao ensaio de Maria Natalia Iiriti.

.......
Na segunda-feira, dia 30 de novembro o Nosside encerrará em Roma o seu excepcional caminho de 2009.

Nenhum comentário: