21/10/2010

COMUNICADO PRÊMIO MUNDIAL DE POESIA NÓSSIDE 2010

Com muita alegria divulgamos o resultado final do Nósside 2010.

Recebemos 293 participantes de 57 países que se expressaram em 47 línguas diferentes, das mais faladas, como é o caso das cinco línguas oficiais do Prêmio a línguas dialetais, minoritárias e nativas. Assim, além das línguas oficiais (italiano, português, espanhol, francês e inglês) destacamos, pela Europa: albanês, grecânico, flamengo, finlandês, maiorquino, sardo, sérvio, russo, ucraniano; pela América Índio-Latina: as línguas dos nativos aztechos, maias, incas, mapuches e as línguas mestiças crioulo haitiano e afro-riopratense; pela África: cinco línguas bântus de Moçambique, o Igbo da Nigéria e o Lingala do Congo; pela Ásia: chinês, japonês, nepalês, taiwanês, togalog filipino; pela Austrália: as línguas de dois povos nativos aborígenes”.

O resultado de 2010 traz alegrias e prêmios variados para o Brasil: dos 16 premiados em língua portuguesa, 11 são brasileiros, 3 moçambicanos, uma portuguesa e um participante morador na Espanha. Em seguida, em ordem alfabética de pré-nome por categoria, o elenco dos escritores de língua portuguesa.

Na categoria de Mencionados Especiais, dos 11 premiados, temos: Felipe Cerquize (poesia em música), do Rio de Janeiro; Francesca Cricelli, de Ribeirão Preto/SP e Paulo Paulo, de Moçambique. Cada um receberá uma Placa Nósside em prata protegida por veludo, 600 euros, o atestado de participação, brindes e a publicação de seus textos na Antologia que o Prêmio faz publicar todos os anos.

Na categoria de Mencionados Distintos aparecem os nomes de Catia Andrea Cernov de Oliveira, de Porto Velho/RO; Claimarilu Salvadori, de Curitiba/PR; Didier Mugabe, de Maputo/ Moçambique e Merli Maria Garcia Diniz, de São José do Rio Preto/SP. Para cada um destes premiados haverá entrega de medalha, atestado de participação e a publicação de seus textos na Antologia.

Por fim, na categoria dos Mencionados, a quem será entregue o atestado de participação além da inclusão dos textos na Antologia, temos os nomes dos seguintes escritores em língua portuguesa: Artur Alonso Novelhe, residente em Ourense-Galícia/Espanha; Claudionor Aparecido Ritondale, de São Paulo/SP; Clarilene Salvadori, de Francisco Beltrão/MG com participação de poesia em vídeo; Cleone Antonia Ribeiro, de São José do Rio Preto/SP; Dulce Marques Guarda, de Lisboa/Portuga; Maria Heloísa Martins Dias, de São José do Rio Preto/SP; Paola Rhoden, de Brasília/DF; Rita de Cássia Paiva, de Juiz de Fora/MG e Sergio Simão Raimundo, de Maputo/Moçambique.

Deste elenco, portanto, 3 premiadas elevam o nome de nossa cidade. A elas – Cleone, Maria Heloísa e Merli – nosso abraço e nossa alegria. Como Secretária do Nósside para o Brasil, deixo registrado meu enorme orgulho por todas as participações e premiações. Esperamos que em anos vindouros possamos encontrar um brasileiro – talvez rio-pretense, por que não? – nos primeiros lugares, entre os cinco vencedores finalistas. Esperamos também encontrar participantes indígenas brasileiros, já que a UnB e a Universidade do Pará, a partir deste ano, começam a divulgar, para a comunidade indígena, o Prêmio Nósside, nascido em Reggio Calábria do ideal sonhado pelo Presidente Fundador Prof. Pasquale Amato e estendido a todo o mundo, com o apoio do Diretório UNESCO para a Diversidade Cultural.

Neste dia 20 de outubro, dia do Poeta, meu abraço a todos que escrevem. Se escrevem, todos são poetas.

Rosalie Gallo y Sanches

Secretária do Nósside para o Brasil

Nenhum comentário: