02/11/2010

HOJE É DIA DE EL REY

MÁRCIO BORGES e FELIPE CERQUIZE

Hoje, acordei com uma música do disco Milagre dos Peixes na cabeça: Hoje é dia de El Rey. Como a maioria deve saber, grande parte das letras desse disco foi censurada, inclusive a escrita pelo Marcinho para essa canção. Pincei-a do blog Pérolas aos Povos (leia, abaixo). Acho essa melodia um primor e o sax que Nivaldo Ornelas pôs nela é de arrepiar. Essa música é uma das que realmente embalaram meus sonhos juvenis. A poesia do Marcinho não podia deixar de estar no disco, mas, infelizmente, os tempos eram outros, mais sórdidos e truculentos. No poder efêmero da época, não havia espaço para reconhecer o fundamento de uma poesia como essa, de sentido eterno. Lembro-me de ter lido, se não me engano no livro "Os sonhos não envelhecem", que a ideia era ter a voz de Dorival Caymmi nessa canção do disco.
A música pode ser ouvida no mesmo blog, acessando-se o link http://tinyurl.com/35pnbq8  



HOJE É DIA DE EL REY

(Milton Nascimento e Márcio Borges)

Filho – Não pode o noivo mais ser feliz
Não pode viver em paz com seu amor
Não pode o justo sobreviver
Se hoje esqueceu o que é bem-querer
Rufai tambores saudando El Rey
Nosso amo e senhor e dono da lei
Soai clarins pois o dia do ódio
E o dia do não são por El Rey

Pai – Filho meu ódio você tem
Mas El Rey quer viver só de amor
Sem clarins e sem mais tambor
Vá dizer: nosso dia é de amor

Filho – Juntai as muitas mentiras
Jogai os soldados na rua
Nada sabeis desta terra
Hoje é o dia da lua

Pai – Filho meu cadê teu amor
Nosso Rey está sofrendo a sua dor

Filho – Leva daqui tuas armas
Então cantar poderia
Mas nos teus campos de guerra
Hoje morreu a poesia

Ambos – El Rey virá salvar...

Pai – meu filho você tem razão
Mas acho que não é em tudo
Se o mundo fosse o que pensa
Estava no mesmo lugar
Pai você não tinha agora
E hoje pior ia estar

Filho – Matai o amor, pouco importa
Mas outro haverá de surgir
O mundo é pra frente que anda
Mas tudo está como está
Hoje então e agora
Pior não podia ficar

Ambos – Largue seu dono e procure nova alegria
Se hoje é triste e saudade pode matar
Vem, amizade não pode ser com maldade
Se hoje é triste a verdade
Procure nova poesia
Procure nova alegria
Para amanhã... 

Nenhum comentário: