24/11/2010

NÓSSIDE - VIAGEM DE CHEGADA À REGGIO CALABRIA


Cheguei a Europa por Paris (aeroporto Charles de Gaulle), de onde fiz conexão para Roma. Realmente, a hospitalidade francesa não é lá essas coisas. Sem sair do aeroporto, já deu para perceber. Exemplo: parei numa lanchonete, comprei um café da manhã, mas tive que deixar minha mala de mão, por uns instantes, próxima ao caixa, para colocar o dejejum na mesa. Quando voltei para pegar a mala, já havia um atendente perguntando de quem era. Falei que era minha.Ele riu (deboche), dizendo que, se eu demorasse mais um pouco, iria chamar a polícia. Estava até pensando em fazer uma fast visit na Cidade Luz, mas, depois disso, fiquei no aeroporto até embarqcar num voo de Paris a Roma pela Alitalia. Mais ou menos uma hora e trinta minutos tranquilos, sem turbulência. Pretendo conhecer um pouco de Roma, a partir do dia 27/11.

Assim como no caso de Paris, essa passagem por Roma foi só para conexão, dessa vez com o voo AZ 1159, para Reggio Calabria, que saiu às 17:20 h e chegou ao destino em menos de uma hora. O detalhe que mais me chamou a atenção e me emocionou, nesse traslado, foi quando entrei no avião para Reggio e, surpreendentemente, ouvi "Luz negra", de Nelson Cavaquinho, como música ambiente no avião (instrumental, num violão que não descobri quem toca). Se fosse Tom Jobim, Ivan Lins, Milton Nascimento, tudo bem, pois esses são artistas brasileiros consagrados no exterior. O fato de ser uma canção do Nelson Cavaquinho, compositor pouco conhecido fora do Brasil, mostra que a força da música brasileira é muito maior do que imaginamos.

Chegando ao aeroporto de Reggio Calabria, fui recebido pelo professor Pasquale Amato, presidente e idealizador do prêmio Nósside. No meu voo, chegaram mais dois poetas classificados: uma da Patagônia (Argentina) e outro de Manila (Filipinas). Seguimos para o hotel Lido, que hospeda os premiados, e, lá, encontrei, também, com Rosalie Gallo, uma brasileira que assessora o professor Pasquale nas palestras que ele ministra no Brasil. Estamos todos na foto acima, que tiramos numa taverna, onde comemos uma genuína pizza italiana a metro.

Amanhã pela manhã, devemos fazer uma visita à cidade de Messina, na Cecília. Reggio Calabria fica a menos de meia hora da Cecília, aonde se chega de balsa. Também amanhã, por volta das 17:00 h, deve acontecer uma entrevista na TV Reggio com os premiados presentes. Essa TV é afiliada da RAI e a matéria deverá ser divulgada para toda a Itália. À noite deve acontecer um jantar custeado pelo Nósside.

Nenhum comentário: