30/09/2009

ALICE RUIZ GANHA O JABUTI 2009 DE POESIA

Alice Ruiz ganha o prêmio Jabuti 2009 de poesia com o livro "Dois em um" (Editora Iluminura). Blog da poetisa: www.aliceruiz.com.br


20/09/2009

FERNANDO MORAIS, ANCELMO GOIS e GUILHERME FIUZA


Ontem, estive na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. No pouco tempo que fiquei por lá, o melhor momento, para mim, foi o bate-papo de Fernando Morais (autor de várias biografias, como a de Olga e a de Assis Chateaubriand), Guilherme Fiuza (autor do livro Meu nome não é Johnny, que deu origem ao filme homônimo) e Ancelmo Gois (dispensa apresentações).

O público podia fazer perguntas e eu mandei a seguinte para Fernando Morais: "Você acha que com a morte de Fidel Castro o poder na Ilha vai continuar com seu irmão (Raul Castro)? Por quê?" Ele deu uma resposta caprichada para a plateia e eu, naturalmente, registrei com minha filmadorazinha Sony. O link para ver a resposta é : http://www.youtube.com/watch?v=5-mYzvV7cSU

Tanto Ancelmo Gois quanto Fernando Morais são super simpáticos. Ao final do bate-papo, fui conversar com eles. .

Com Ancelmo, comentei que o havia visto com a netinha, na Festa Literária de Paraty, e ele, todo prosa, procurou por ela, dizendo que também estava ali no Café Literário. Ancelmo Gois é um cara bom de prosear e tem muitos amigos verdadeiros, consequência da idoneidade e do bom caráter que é.
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No caso do Fernando, foi ele quem puxou o tema e perguntou se eu era mineiro, porque viu que a camiseta que eu estava usando fazia alusão a Ouro Preto. "Sou de Mariana", disse.´Expliquei para ele que fiz o circuito da Estrada Real, em janeiro deste ano, e em Ouro Preto comprei a camiseta. Fernando Morais parece ser uma pessoa bastante acessível e sem soberba, apesar de toda a fama
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Abaixo, algumas fotos registrando o encontro com essas feras.
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Abraços!
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Felipe

Fernando Morais, Ancelmo Gois e Guilherme Fiuza Fernando Morais
Ancelmo Gois e Guilherme Fiuza
Ancelmo Gois e Felipe Cerquize
Fernando Morais e Felipe Cerquize
Fernando Morais e Ancelmo Gois com Ziraldo

18/09/2009

MATÉRIA NO BLOG DO GRUPO SPETÁCULOS


Matéria sobre minha participação como autor de trilhas de webnovelas do grupo SPETÁCULOS foi publicada no blog http://spetaculos.com.br/blog
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Abraços!
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Felipe

17/09/2009

CLIPES DA WEBNOVELA "VENTO NORTE"

Leandro Barbieri, diretor e produtor da webnovela VENTO NORTE, em exibição no endereço www.spetaculos.com.br , disponibilizou dois clipes desse trabalho. Abaixo, os links e a pequena descrição que está na página do You Tube de cada clipe em referência.

1. http://www.youtube.com/watch?v=wcfbkcqsTQ8

Escrita por Leandro Barbieri e dirigida por ele e por Silvia Cabezaolias, Vento Norte pode ser acompanhada pelo site www.spetaculos.com.br , o site dos pioneiros das novelas de Internet. A música tema deste clipe também se chama Vento Norte e foi composta por Leandro Barbieri (letra) e Felipe Cerquize (música), com arranjos e voz de Marcos Assis (música de abertura da novela).

2. http://www.youtube.com/watch?v=7YlOqkDkw4I

Clipe de divulgação da webnovela Vento Norte, escrita por Leandro Barbieri e dirigida por ele e por Silvia Cabezaolias. Vento Norte é a mais nova produção do site Spetáculos (www.spetaculos.com.br ), o site dos pioneiros das novelas de Internet. A música deste clipe, Entre os astros, é de Felipe Cerquize (letra) e Célio Mattos (música)


Convido todos, então, para uma visitinha aos clipes e também ao blog da Spetáculos, que mantém os interessados atualizados com informações artísticas sobre o grupo. Endereço do blog: http://spetaculos.com.br/blog


Abraços!

Felipe

12/09/2009

O SHOW DE TIBÉRIO GASPAR

O show do Tibério, ontem, teve várias atrações. Depois do intróito com algumas de suas músicas consagradas, ele passou o microfone para vários convidados, entre os quais Cristina Conrado (para quem o show foi dedicado), Billy Blanco, Omar Marzagão (filho de Augusto Marzagão), George Israel (Kid Abelha), Tavynho Bonfá (nosso cardiêmico alto astral) e outros. Abaixo, alguns momentos do show em vídeos e fotos.

Parabéns Tibério!

Que tudo corra bem com Cristina e Victor no dia 21 de setembro.

Abraços,

Cerquize

1.Vídeos

a)Teletema (Antônio Adolfo e Tibério Gaspar) - Com Tibério Gaspar, Cristina Conrado e George Ismael
http://www.youtube.com/watch?v=nSn1aVwy3Yc

b)A voz da América (Nonato Buzar e Tibério Gaspar) - Com Cristina Conrado
http://www.youtube.com/watch?v=M0zzxQEBoKM

c)Batuque no céu - (Tavynho Bonfá e Tibério Gaspar) - Com Tavynho Bonfá e Tibério Gaspar
http://www.youtube.com/watch?v=ZTDY2OX9d90

d)A banca do distinto (Ary Barroso e Billy Blanco) - Com Billynho Blanco e Billy Blanco
http://www.youtube.com/watch?v=4PSPgpg8MUk

e)Teresa da praia - Tom Jobim e Billy Blanco - Com Billynho Blanco e Billy Blanco
http://www.youtube.com/watch?v=EEjDTIhfTmc

2.Fotos

George Israel e Tibério Gaspar
Billy Blanco e Tibério Gaspar
Billy Blanco
Omar Marzagão
Tibério Gaspar e Tavyinho Bonfá
Convidados do show
Felipe Cerquize, George Israel e Tavynho Bonfá
Tavynho Bonfá e Felipe Cerquize
Tibério Gaspar e Felipe Cerquize


08/09/2009

AGRADECIMENTO DE TIBÉRIO GASPAR

Tibério Gaspar e Felipe Cerquize
Queridos amigos
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Quero agradecer a todos pelas manifestações de solidariedade à campanha beneficente deflagrada pelo Felipe Cerquize em prol da cantora Cristina Conrado. Fomos casados durante alguns anos e dessa união profícua Deus nos deu um filho maravilhoso, o Victor Marú, que hoje, aos 27 anos, passou a ser meu herói. Cristina adquiriu o vírus da hepatite C há uns 15 anos, mas só deu conta da enfermidade no começo de 2008. Foi quando teve uma infecção renal que, somada ao problema hepático, formou um quadro desesperador. Graças a Deus e aos médicos competentes, ela conseguiu vencer essa primeira etapa. Entretanto, a cura definitiva só poderá ser alcançada mediante um transplante. Infelizmente, não haveria tempo para ela entrar na "fila" da doação de fígado (que mais parece a do corredor da morte), já que foram constados três tumores malignos e na frente dela havia mil e tantos pacientes aguardando a vez. Foi quando meu amado e único filho, numa atitude nobilíssima, se ofereceu para ser o doador. Desde então, tenho convivido com essa situação dramática procurando ajudar de todas as formas.
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Fiz amizade com o Dr. Alexandre, diretor do Hospital Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão) onde se realizam os transplantes de fígado e com os cirurgiões Dr. Eduardo Martins e Dr. Joaquim Ribeiro Filho (introdutor da técnica de Transplante Hepático tanto no Hospital do Fundão como no de Bonsucesso). Como vocês podem notar estamos cercados de bons profissionais. Somando as orações dos amigos e a benção de Deus, tenho certeza de que vamos chegar a um final feliz.
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Entretanto, para que o sucesso seja total, se fazem necessários cuidados especiais com o doador e com o receptor no período pós operatório. Meu filho mora comigo e assumo a responsabilidade pelos gastos de sua recuperação. Quanto à Cristina a coisa será mais complicada. Não houve tempo para ela fazer um plano de saúde para cobrir as despesas com exames, consultas e medicamentos.
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Foi pensando nisso que meus músicos, meus convidados e eu resolvemos repassar na íntegra para a conta poupança da Cristina toda a renda do show que iremos apresentar no dia do meu aniversário (11 / 09), na Sala Baden Powell (Copacabana - RJ), às 20:00h.
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Conto com a presença de todos. Vamos ocupar os 500 lugares e ajudar a Cristina. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou através do http://www.ticketronic.com.br/ - 20 reais (inteira) e 10 reais (meia).
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Quem não puder comparecer e quiser contribuir basta fazer um depósito no nome de:
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MARIA CRISTINA CONRADO
CPF 543.904.277 - 68
BRADESCO / AGÊNCIA 1452 - 4
CONTA POUPANÇA 1002852 - 3

Estamos também colocando à venda um CD da Cristina. Os interessados podem entrar em contato comigo pelo telefone (21) 2531-9337 ou pelo e-mail tiberiogaspar@globo.com
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Grato a todos e que Deus nos abençoe.
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Tibério Gaspar
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OBS: Quem quiser conhecer um pouco do trabalho da Cristina é só acessar http://www.myspace.com/cristinaconrado

07/09/2009

ANIVERSÁRIO DE SANDRO DONATELLO

Tibério Gaspar, Felipe Cerquize e Sandro Donatello
Ilha de Guaratiba - 07/09/2009 - Aniversário do Sandro

06/09/2009

ION MUNIZ - POR KIKO CONTINENTINO

Ion Muniz - Saxophonista interplanetário
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O Olimpo musical está em festa. Em alguma galáxia, perdida em algum canto por aí, o espírito do jazz universal re-incorpora um dos seus pródigos filhos. No último domingo, 30 de Agosto de 2009, partiu deste planeta Ion Muniz, com toda a sua inquietude musical y pessoal - creio. Reza a lenda que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Este domingo marcou o descanso final do ser (humano?) Ion Muniz no planeta terra. E sua partida para novas e misteriosas odisséias.
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Não se trata do "rei do pop". Ion era pouco ou nada popular, inclusive no Brasil. Para os músicos mais esclarecidos, em especial os amantes da arte do improviso, uma certeza: Ion era PHoda. Com PH maiúsculo, mesmo. Gênio, Ion tocava "de verdade". Era Profundo. Um dos melhores saxofonistas de jazz produzidos em plagas tupiniquins. Como explicar que um cara assim tenha tão pouco registro de gravações? Poucos registros, porém tão bons. Vale a pena pesquisar. Ion vivo já era lenda, nesse Rio de 'Janeura' onde trabalho há duas décadas e uns trocados. Mas Ion é uma lenda restrita a algumas dúzias de iniciados. Os músicos mais jovens, inclusive os de jazz (ou algo parecido), não sabem "do que" se trata. Mas talvez tenham ouvido seu nome por aí, perdido em algum assunto de alguma mesa de bar, no infindo fim-de-noite de uma cidade que ainda insiste em abrigar um tipo de música mais atrevido do que aquele estabelecido pelos "padrões midiáticos". Misteriosos ventos jazzísticos sopram o nome "Ion" nessas conversas e emitem uma certeza: foi um baita músico; meio doido, é verdade. Mas um músico dos grandes. Dos maiores.
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A notícia
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No domingo, estava no festival de jazz de Pirenópolis/GO com grandes amigos. O show era do percussionista Marco Lobo e no seu quinteto, Widor Santiago (sax tenor, soprano e flauta), Kiko Continentino (eu, no teclado), Gastão Villeroy (baixo) e Erivelton Silva (bateria). Recebi a notícia durante a passagem de som, através de mensagem de texto do meu irmão Alberto. Estava com o Gastão ao lado e ficamos os dois nos lamentando pela morte de um dos nossos maiores saxofonistas, que não conhecíamos pessoalmente. Mas ambos pretendíamos tê-lo em futuros projetos instrumentais.
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Nosso show foi escalado para depois do meu grande amigo Paulo Russo (com quem tenho um duo) e seu trio (com Rafael Vernet e Kiko Freitas). Achava que o Paulo já soubesse, mas não tinha certeza. Esperei a última música do show. Entre o "bis", decidi, desastradamente escrever um bilhete pro Paulo (que tocou bastante com o Ion), relatando o falecimento do amigo e sugerindo falar algo pro público. Paulo recebeu e ficou bastante emocionado e sentido - logicamente! Mas me perdoou, quando expliquei que minha intenção era de que ele dedicasse o show ao Ion, para o grande público (o festival aconteceu na praça, local aberto) que nos prestigiava. Ânimos serenados, fizemos um showzaço com o Marquinho, percussionista especial - que não tinha ouvido falar do Ion. Pensando bem, acho que o Ion nos iluminou nesse show, por que coisas diferentes aconteceram. Depois me dei conta de que eu é que deveria ter dedicado o show (mesmo não sendo meu) ao Ion. Nas palavras do Widor, cabe a nós tentar propagar para os colegas e novos músicos que virão um pouco da obra de Ion Muniz, tão desconhecida - injustamente.
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Com dois dias de atraso, é o que faço agora.
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Ion e Vítor
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Contemporâneo de Vítor Assis Brasil - talvez nosso mais expressivo nome do jazz, Ion não ficou atrás como instrumentista. Aliás, iniciou sua carreira no sexteto do próprio Vítor - idos de 1967 (segundo o pesquisador Cravo Albin > http://www.dicionariompb.com.br/detalhe.asp?nome=Ion+Muniz&tabela=T_FORM_A&qdetalhe=art ). Entretanto, ao traçar uma analogia bem superficial (reconheço), lamento a falta de um espírito mais empreendedor, da parte do músico Ion - o que sobrou ao Vítor. Loucura descontada dos dois. Se Ion tivesse gravado a metade dos discos que Vítor Assis gravou como solista, hoje em dia teríamos melhores condições de avaliar a grandeza deste brilhante "brazilian tenor sax".
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Justiça seja feita a outro herói, V.A.Brasil, além do tremendo saxofonista, pianista, arranjador e compositor, foi o principal precursor do surrado, maltratado, porém persistente jazz brasileiro. Um guerreiro, ou melhor dizendo: um guerrilheiro. Vítor deixou uma discografia respeitável para os padrões injustos do 'mercado da música instrumental nacional'. Principalmente dos anos 60 e 70. Hoje em dia, tudo é "muito mais fácil". Existe a internet e os custos de gravação e prensagem baratearam. Mas V.A.B. se superou - e não foi apenas na música. Teve muita coragem e perseverança para trilhar o caminho nada-fácil de jazzman brasileiro. E construiu uma carreira respeitável. Segundo José Domingos Raffaelli, a primeira crítica sobre um instrumentista publicada num jornal brasileiro (de tiragem expressiva) foi escrita por ele, após árduo processo de convencimento com o seu editor. E foi justamente uma crítica sobre V.A.B.
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Não há coincidências nessa história. Estamos falando do LP de estréia de V.A.B., "Trajeto", com um "serpentário" de estrelas do jazz brasileiro que incluía meu amigo Sérgio Barrozo, no contrabaixo. Esse brilhante trabalho está disponível no site Loronix ( http://loronix.blogspot.com/2007/06/victor-assis-brasil-trajeto-1968.html ). Entre os cobras, um jovem Ion Muniz.
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Um Amor Eterno
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Por sua vez Ion, se não estou muito enganado, deixou apenas um disco solo gravado. Mas que disco: "Um Amor Eterno" (Kalimba, 2003) é uma das coisas mais lindas que já ouvi na vida. Recomendo a todo e qualquer amante da bela música. Segue o link para resenha de Virgínia Aguiar: ( http://brazilianmusic.com/articles/virginia-umamoreterno.html ). Vale à pena adquiri-lo. Esqueçam a partida de Ion deste mundo hostil. É apenas uma oportunidade de saborear música bonita, da mais alta qualidade.
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Fui "aplicado" por meu irmão, saxofonista, também tenor, Jorge Continentino. O ano era 2005. Estávamos em Maple Wood, New Jersey. O disco tinha acabado de sair. Meu irmão, orgulhoso, havia participado do trabalho. Tocou barítono em uma faixa. E me aplicou, na veia: lindo demais! Não estou falando das mirabolantes proezas de um saxofonista de jazz "ensandecido" nos seus solos herméticos (embora também aprecie esse tipo de material), mas de um disco suave, de extrema sensibilidade, economia e um estilo que mais corteja a bossa-nova - com um toque sutil de samba-jazz. Composições e arranjos de Ion Muniz, mais na flauta do que no sax, num trabalho musical que merece a mais generosa contemplação do ouvinte.
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"Arrocho, Gi, Ipanema, Janeiro, Marzo, Donato, Sarah, Sem nome, Salmo e Tom". Através da economia do título das faixas, temos a noção exata do trabalho artesanal de alto gabarito do disco. Um toque de maestria que não esperava de um saxofonista de jazz. Mas essa foi apenas uma das surpresas que Ion me reservou, nos últimos anos.
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O único contato visual - e sonoro
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O ano era 1996, se não me engano. Estava tocando numa conhecida casa de jazz local com um trio. De repente, apareceu um "maluco", já abrindo seu "case" com um sax tenor dentro. Eu estava no piano, no meio de uma música. Não era uma jam session. Mesmo se fosse, não seria usual entre músicos fazer o que ele fez. Após a música terminar, o cara chegou perto de mim e falou apenas "In a Sentimental Mood!". Foi uma solicitação, digamos, meio autoritária. Em "circunstâncias cordiais" seria um enorme prazer tocar a belíssima balada de Duke Ellington (gravada magistralmente por Coltrane no emblemático "Duke & Coltrane"). Mas não entendi a empáfia daquele saxofonista desconhecido, meio desarrumado, abrindo o estojo do sax e me "ordenando" tocar uma música. Do alto da inexperiência dos meus 26 anos, respondi, já meio "comprando um possível barraco": "Como é que é?". Mas não deu tempo. O cara começou a tocar "In a Sentimental Mood", já a minha revelia, na marra. Logo nas primeiras notas, notei que o saxofonista tocava "mesmo". Decidi, portanto, suspender o barraco e tocar junto com o sujeito. E o que se seguiu, na minha lembrança, foram alguns minutos de jazz de primeira. Terminando o set, eu ainda estava meio "puto" e não fui "cortejar" o músico atrevido que tocou pacas, que, aliás, não teria me dado a oportunidade. O cara se mandou, na escuridão da noite. Apenas queria tocar uma música. E tocou. Meu irmão mais novo, contrabaixista, Alberto Continentino, estava comigo (se não me engano, o baterista era Wilson Meirelles) e me disse que aquele era o famoso Ion Muniz.
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Conversas com o Ion
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A partir de um contato seu, via internet, nos conhecemos virtualmente e trocamos alguns e-mails entre 2006 e 2008. Foi o Ion que localizou meu endereço. No primeiro e-mail, intitulado por ele "Outro Continentino?", escreveu:
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"Pombas, você é irmão do Jorge e do Alberto? O Jorge gravou no meu CD e o Alberto é um baixista único. A primeira vez que toquei com ele demorou a "cair a ficha" do que ele estava fazendo no baixo. Foi num kioske da Lagoa... Essa família é um perigo! Com admiração, Ion".
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Respondi, relatando a história da inusitada jam e parabenizando pelo CD recém-lançado. Recebi de volta:
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"Kiko, sendo da família Continentino já sei que estou falando com um músico com "M" maiúsculo. Eu e sua tia Dudu vivemos um romance complicado em Nova York. Inda tem o Linquinho (*), um puta dum doido, excelente pessoa. O Alberto é foda, ele mesmo ignora o músico que é. Sendo irmão do Alberto e do Jorge você só pode ser "another bad mother fucker". Comecei a ouvir o som que tinha nos links do orkut e já gostei!!!! Vamos nos encontrar um dia desses e conversar. Quero agradecer seus elogios, mas devo dizer que a qualidade do CD foi por causa da turma que gravou comigo. O bicão ali sou eu. Tudo de bom, Kiko, e Deus te abençoe! Em Cristo, Ion; PS: A musica da tal canja deve ter sido "In a Sentimental Mood"...
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Pensava que o tema fosse "Body & Soul". Ainda não tenho certeza. Há controvérsias, mas tudo bem. Descobri que o Ion havia vivido um "affair" com minha tia Dulce nos anos 70, nos EUA. Meu tio Lincoln (*), falecido há um ano e meio anos atrás, me confirmou a história.
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Seguem algumas trocas de gentilezas e bastante “confete”. Certa vez, recebi um telefonema dele. Conversamos longamente. Mas infelizmente, nessa louca correria de músico independente, profissional liberal, autônomo e afins, não tive a oportunidade de encontrar pessoalmente o Ion, apesar dos convites para visitá-lo e fazer um som junto. Eram convites informais. Moro em Niterói, costumo me encontrar mais com os músicos que vou trabalhar. E me parece que o Ion estava fora de atividade há algum tempo.
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Ion e Jorge
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O mesmo não ocorreu com meu irmão. Morando em NY há quatro anos, Jorge sentiu muito mais a morte do Ion. Conversei ontem com ele e compreendi que sua relação com o "brazilian saxophone colossus" foi mais forte do que imaginava. Quando morava em Laranjeiras, em 2003, Jorge frequentou bastante a casa do Ion, ali pertinho da sua. Foi lá várias vezes. Os dois ficavam tocando por horas a fio. Apenas dois saxofones. Dali surgiu o convite pra gravar no disco do Ion. Jorge me contou que esse convívio abriu seus poros musicais. Temos o nosso pai, que foi o mentor musical da família. Mas na opinião do Jorge, Ion foi seu grande mestre do saxofone, aquele que transformou sua visão musical e o ajudou a descobrir um caminho no instrumento.
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Concordo com meu irmão. E realmente, vendo agora, percebo uma mudança significativa do Jorge de 2002 (que já tocava muito bem) para o Jorge de agora - que considero um saxofonista de estilo diferenciado.
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Há pouco tempo, aconteceu uma coisa bem interessante. Algo gratificante pro meu irmão - e para mim, também. Ion escutou no myspace algumas faixas do CD solo do Jorge, "Portraits" (um CD de jazz) e começou a gostar mais ainda, a admirar bastante o Jorge e sua linguagem no sax tenor. A relação, mesmo a distância, se tornou mais intensa, quando Ion começou a notar no Jorge um saxofonista pronto e bem maduro. Talvez, algo mais. Algo que se percebe nos comentários e elogios estampados nos fórum de internet, nos quais os dois se encontravam. Nesse ano, descobri por acaso um depoimento do orkut, deixado por Ion no perfil do Jorge que muito me orgulhou:
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"Jorge, estou impressionado!! Você não tá de safanagem comigo e botou um disco do Joe Hendersonn???? Num tem muita gente tocando esse tenor todo!! Vou te botar na galeria dos cobras do meu site! Vc em q ter um website. Posso ate fazer um pra ti. Ion"
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Ontem, o Jorge comentou que vinha conversando com frequencia com o Ion e estava muito feliz com os elogios distribuídos à fartura, como esse, que acabo de pescar no facebook:
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"Um dia desses quebro seus dedos... Ion, ex-cobrão, derrubado por um tal de Jorge".
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Ao que, prontamente, meu irmão respondeu:

"Ion: Você é dos melhores saxofonistas que já apareceram nesse planeta! Aliás, você deve ser é de outro planeta pra tocar desse jeito. Suas frases, seu sentido harmônico, sua energia, seu Som!!! Quero aprender muito ainda com você! Tudo de melhor pra vc, mestre! Nos falamos...."
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Ion e a internet
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Sua produção na internet é algo que chama a atenção. Meu irmão me passou uns links do Ion, que repasso agora:
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http://edisonmachado.blogspot.com/ - Tem um pouco da produção musical de Ion com o grande baterista Édison Machado. Os dois foram muito próximos.
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http://ionmuniz.mus.br/ - é o "Muniz Music", o site do Ion, com um curso de ensino musical via internet muito interessante. Um trabalho que não conhecia e vai merecer em breve uma maior atenção. Por enquanto, o site está no ar. Sugiro absorver ao máximo as informações deixadas por esse mestre. Nesse site tem também as "Crônicas do Ion" ( http://ionmuniz.mus.br/cronicas.html ). São poucas, acabo de ler todas. Fala da experiência do saxofonista, os encontros e sua admiração por gente como Luiz Eça (com quem tocou no México), Paulo Moura, Chet Baker, Tom Jobim, Tenório Júnior, Pat Metheny e Bob Berg. Recomendo, achei uma leitura saborosa. Do ponto de vista musical, mais ainda.
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Um causo
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Ion era mesmo uma tremenda "figura". Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente (além daquele episódio bizarro), conheço um pouco da sua fama. Um amigo me contou que certa vez estava sem nada pra fazer, assistindo um daqueles filmes "kitsch" de sessão da tarde, quando tocou a musiquinha do repórter cidade urgente - telejornal com notícias locais, no intervalo dos filmes. E aparece aquela repórter super formal dizendo que houve um acidente terrível de automóvel na rua tal, esquina com tal e... "eis aqui uma vítima do acidente. O que o senhor tem a dizer?"Meu amigo não acreditou no que viu: a câmera deu um close num Ion Muniz todo amarrotado, com os óculos tortos, acho que quebrados. O “cara” apenas virou pra repórter e disse: "Tem um cigarro aí?"Acho que a entrevista não evoluiu muito depois daquilo. Acabaram cortando o Ion (o tempo dessas transmissões é muito curto).
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Conclusão – significados; química, eletricidade e etimologia
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Segundo a Wikipédia, Íon é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou elétrons. Na etimologia, as diversas variantes ião, íon, ionte, iônio, iono e ion, que provêm do grego ion, particípio presente de ienai, "vai", ou seja, "o que vai". "Anion" e "cátion" significam "o que vai para cima" e "o que vai para baixo", e "ânodo" e "cátodo" significam "caminho para cima" e "caminho para baixo" (hodos = estrada, caminho).
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Essa breve pesquisa demonstra o que eu já desconfiava: Ion é o eterno viajante. E não apenas um viajante comum. É um viajante "eletricamente carregado". Seu caminho será objeto de pesquisa para muitos músicos e amantes da música.
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Os que estão por aqui e outros por vir. Na minha perspectiva fonética, Ion me parece som de vento, sussurrado com certa gravidade.
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No fim dessas apressadas e mal traçadas linhas, descubro uma resposta à auto-interrogação do primeiro parágrafo: Ion Muniz foi de fato um ser humano. E muito humano. Mas sua música transcende as fronteiras da humanidade e já está ressoando no etéreo espaço universal.
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Uma brisa sopra seu nome por aí.
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Kiko Continentino -Músico
Primeiro de Setembro de 2009

04/09/2009

SHOW DE TIBÉRIO GASPAR

Felipe Cerquize e Tibério Gaspar
Meus amigos, sabendo do que vem se passando com Tibério Gaspar, resolvi preparar esta mensagem para conhecimento de vocês.

No dia 11 de setembro, dia do aniversário dele, haverá um show comemorativo na sala Baden Powell, em Copacabana (RJ). Seria somente esse o objetivo, se não surgisse uma situação inesperada com sua ex-esposa, a cantora Cristina Conrado, que há algum tempo soube que contraiu hepatite tipo C, uma doença silenciosa. Como consequência disso, surgiram três tumores malignos no seu fígado e a única saída para sua recuperação é o transplante imediato desse órgão. Vítor, filho dela e de Tibério, se prontificou a ser doador e a operação acontecerá no Hospital Universitário da Ilha do Fundão (RJ), no próximo dia 21 de setembro. A cirurgia, envolvendo Cristina e Vitor, será feita nesse hospital público de excelência, mas o pós-operatório, depois da alta, exigirá cuidados e medicamentos complementares, até o completo restabelecimento dos dois. Diante dessa situação, Tibério decidiu disponibilizar toda a bilheteria do seu show, na sala Baden Powell, para o tratamento de Cristina Conrado. As despesas com a recuperação de seu filho, ele arcará com as economias que tem.

Gostaria, então, de convidar todos os amigos para assistir ao show de Tibério Gaspar na sala Baden Powell, no dia 11 de setembro,a partir das 19:00 h. O ingresso custará R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e terá também a participação de Tavynho Bonfá e da própria Cristina, que cantará uma ou duas músicas.

Quem tiver amigos que gostem da nossa MPB e do trabalho de Tibério Gaspar, peço que divulguem o evento. Estaremos lá.

Abraços!

Felipe Cerquize


30/08/2009

NOTÍCIA NA GAZETA DE VITÓRIA

Abaixo, matéria publicada, hoje, no jornal GAZETA ONLINE (Vitória - ES), que aborda a tendência à concisão na comunicação atual e cita o concurso literário 140 LETRAS, do qual participei e tive a felicidade de ser um dos vencedores, este ano.
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Link para a matéria no jornal: http://tinyurl.com/nhqa3s
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Para quem utiliza o Twitter e deseja interagir por lá, meu endereço é www.twitter.com/cerquize
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Abraços!
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Felipe

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140 toques literários
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30/08/2009 - 00h00
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Tiago Zanoli
tgarcia@redegazeta.com.br
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Escrever é moleza! Agora, ser conciso e, ao mesmo tempo, criativo é outra história... Se a internet facilitou a vida de muitos literatos e aspirantes a escritor, oferecendo diversos suportes para exercitar a criação literária e divulgar toda a produção, também permitiu que muito joio se misturasse ao trigo. Os blogs foram, até pouco tempo, o principal canal para literatos (pretensos ou não). Agora é a vez do Twitter, mesmo com seus posts limitados a 140 caracteres.
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Mas é possível fazer literatura dessa forma?! Há quem diga que sim... e há quem diga que não. Para um poeta do porte de Paulo Leminski, com seus incontáveis haikais, o Twitter não seria nada limitador. Assim como o escritor e chargista Millôr Fernandes, "tuiteiro" assíduo e um mestre do poder de concisão, que, em seu livro "A Bíblia do Caos" (reunião de mais de cinco mil aforismos de sua autoria), argumenta: "Não se escreve com 11 palavras o que se pode escrever com dez".
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Os adeptos desse suporte foram além da famosa pergunta "O que você está fazendo?" e passaram a publicar todo tipo de conteúdo. Muitos também passaram a explorar a possibilidade de se publicar literatura em pequenas doses. Bom para uns, terrível para outros. Tanto que o escritor português José Saramago, numa entrevista recente ao jornal "O Globo", declarou: "Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido".
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Mesmo sendo um dos maiores autores de língua portuguesa (o único Nobel a escrever nesse idioma), seu ponto de vista não intimidou um bocado de gente, e até concurso literário surgiu no Twitter. Trata-se do 140 Letras (www.140.zip.net), idealizado pelo jornalista e escritor Roberto Moreno, que já soma duas edições – uma realizada no final do ano passado, e outra no primeiro semestre deste ano. Apenas na primeira, foram mais de 1,8 mil microcontos participantes.
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De acordo com Moreno, o número de inscrições foi proporcionalmente maior na segunda edição, uma vez que o prazo de inscrição foi reduzido de oito para duas semanas, totalizando 900 textos concorrentes. "Havia, sim, muita porcaria no meio. Fiquei até com pena dos jurados, que tiveram de filtrar textos mal escritos, piadas velhas e frases publicitárias ruins. O bom foi que, para cada texto fraco, havia um microconto em que o autor parecia realmente ter boa inspiração para contar sua história. Compensou o esforço", observa.
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Moreno lembra o lema de muitos autores consagrados, como Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade: é preciso sempre cortar palavras para se chegar a um texto enxuto e definitivo. "Os microblogs, como o Twitter, são ótimas ferramentas para praticar esses cortes. Com a vantagem de ter o leitor ali, por cima do ombro, avaliando o resultado. Mas o Twitter é mais usado para produção literária final, concisa, em que uma história é contada em apenas 140 letras. A literatura produzida dessa forma tem autores e leitores específicos, gente que curte o jogo de palavras, que saboreia pequenas porções de deliciosos pratos", completa.
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Aforismos
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Para Augusto Sales, editor do blog "Paralelos", não é o suporte que define o que é ou deixa de ser literatura. "É o texto que determina. Dá para fazer minicontos curtíssimos ou mesmo aforismos. Eu mesmo criei um de aforismos (twitter.com/parafrase), que é uma nova paixão minha. Um livro de aforismos poderia ser publicado inteiramente no Twitter.
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"Entre os autores brasileiros, destacam-se Millôr Fernandes, que diariamente publica aquilo que faz de melhor: suas sentenças, concisas e carregadas de ironia fina (muitas já integram seu acervo, e algumas são inéditas). O poeta Fabrício Carpinejar, poeta premiado e sempre bem elogiado pela crítica, também aderiu à ferramenta (twitter.com/carpinejar). Lá, publica seus pensamentos, versos e divulga sua produção literária.
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Outro muito bom é o do escritor Marcelino Freire (twitter.com/marcelinofreire). Vencedor do Prêmio Jabuti, em 2006, com o livro "Contos Negreiros", ele utiliza o canal para divulgar seus contos nanicos.
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Nos Estados Unidos, a onda também pegou, e autores passaram a utilizar o Twitter também para divulgar conteúdo literário. A cada 140 toques, vão publicando suas obras como espécies de minifolhetins. Entre os destaques, está o escritor e repórter do "The New York Times" Matt Richtel (twitter.com/mrichtel), que desenvolve a trama sobre um homem que perdeu a memória e só tem o aparelho celular, que o ajuda a narrar sua história. Por se tratar de um experimento no gênero thriller, o autor batizou o projeto de Twiller.
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Se essa produção literária é rica ou pobre, fica a cargo dos leitores que acompanham decidir. Os argumentos de José Saramago são radicais, exagerados, ou guardam alguma verdade?
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"Saramago está acima das modas que surgem na web. Para ele, o microblog não serve; talvez nem o blog sirva. O prazer de ler Saramago é diferente daquele das pequenas porções. Na condição de maior escritor em língua portuguesa da atualidade, tem todo o direito de ironizar as transformações da comunicação", diz Roberto Moreno.
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Augusto Sales considera que há um pouco de exagero da parte do escritor português. "Nunca se ‘falou’ tanto. A internet deu ‘voz’ a uma porção de gente que não era ‘ouvida’. Vejo, ao contrário, um grande barulho na internet, todo mundo ‘falando’ ao mesmo tempo, e pouca gente ‘ouvindo’ e ‘sendo ouvida’. Mas aí já é outro problema...", arremata.
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"Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido."
José Saramago , escritor
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"A literatura produzida dessa forma tem autores e leitores específicos, gente que curte o jogo de palavras, que saboreia pequenas porções de deliciosos pratos"
Roberto Moreno , jornalista e escritor
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Twitter
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@millorfernandes .
"Nas noites de Brasília, cheias de mordomia, todos os gastos são pardos."
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@millorfernandes .
"Todo homem nasce original e morre plágio." (Millôr Fernandes, escritor e chargista)
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@xicosa .
"Haikai do último tango: Minha nega / Contigo derreto-me / Qual manteiga!"(Xico Sá, jornalista e escritor).
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@daniloprates .
"Chega. Vou me embora. Pra casa, pra Nasa, pra onde a lava derreta a certeza que o nada persiste e a vida insiste em reter a minha sorte." (Danilo Prates, um dos vencedores do concurso 140 Letras)
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@terminal1 .
"Eu sou o medo de escuro que existe no coração de cada criancinha." (Carlos Margarido, um dos vencedores do concurso 140 Letras)
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@deniscp .
"Trocaram olhares no metrô. Telefones na escada rolante. Carícias no cinema. Beijos no motel. Ofensas no carro. Despedidas na esquina." (Denis Pacheco, um dos vencedores do concurso 140 Letras)
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@MarcelinoFreire .
"Conto Nanico Nº 18: Atéia fogo na igreja." (Marcelino Freira, escritor)
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@bellameneses .
"Ela queria alguém sem consciência, sem clemência, com importância, com arrogância, com prepotência e com potência. Muita potência." (Isabella Meneses, um dos vencedores do concurso 140 Letras)
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@Cerquize .
"Tudo que seu chefe pedia, o contorcionista fazia com o pé nas costas." (Felipe Cerquize, escritor, compositor e um dos vencedores do concurso 140 Letras)
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@clarissafelipe .
"Ela lembrou de não ter pensado em nada antes de tomar aquela decisão. Essa lembrança explicou muito da sua situação atual." (Clarissa Felipe, um dos vencedores do concurso 140 Letras)
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@carpinejar . "Amar não é fazer as vontades do outro, é desfazer as nossas vontades." (Fabrício Carpinejar, poeta e jornalista)
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@rodriguesnelson .
"A ficção para ser purificadora precisa ser atroz. O personagem é vil para que não o sejamos. Ele realiza a miséria inconfessa de todos nós." (Coletânea de frases do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues)


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25/08/2009

FALECIMENTO DO POETA ANIBAL BEÇA

Apesar de saber que Anibal Beça estava em tratamento hospitalar, não sabia que sua situação de saúde era tão crítica. Só me toquei quando recebi a mensagem de um amigo, no final de semana passado, dizendo que ele ainda continuava internado na Beneficência Portuguesa, em estado grave.
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A morte sempre choca, porque desperta a atenção para o inevitável. Ela faz parte de um ciclo que deveria ser encarado com naturalidade, mas nós não conseguimos admitir a perda, de uma hora para outra, de tudo que acumulamos, materialmente e culturalmente, no decorrer de nossas existências. É uma reação instintiva, mas possível de ser superada por ações coletivas, que procuram preservar o que de bom deixou um indivíduo para a sua sociedade. A religião é uma das formas que encontramos para viabilizar a ausência pela morte, amenizando o impacto que causa essa perda.
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Toda a arte de Anibal Beça será lembrada por muitos e muitos anos e a lembrança é um dos caminhos que aproximam as pessoas da eternidade. É assim que prefiro continuar vendo esse nosso amigo: vivo, emocionando pessoas que ainda vão nascer, através de seu maravilhoso legado artístico.
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VEREDAS
Música: Felipe Cerquize
Letra: Aníbal Beça
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Vento na varanda arejando o verão
Verde vereda lava a vista.
Relva revelando um canteiro de aventuras
Que a ventania registra
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Quantas ruas cruzei?
Quantas cruzarei?
Quantos versos versei?
Quantos versarei?
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Sem arrependimentos
Tenho vontade de ir
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Penso nas mulheres que nos portos deixei
Foram isoldas e marílias
Gregas, francesas e toscanas amorosas
Quanta saudade de alcovas
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Mil mulheres amei
Quantas amarei?
Mil caminhos cruzei
Quantos cruzarei?
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Apenas me perdoo
Por aquilo que não fiz.
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Quantas ruas cruzei?
Quantas cruzarei?
Quantos versos versei?
Quantos versarei?
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Apenas me perdoo
Por aquilo que não fiz.
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24/08/2009

ENCONTRO COM CHICO AMARAL EM BH

Antes de me encontrar com Murilo Antunes, no mesmo dia, fui até a rua Piauí, nº 1052 (BH), onde está o aconchegante bar Balaio de Gato. Esse foi o endereço que Chico Amaral me passou. Ele se apresenta lá, às quartas-feiras, não sei se sempre com o violonista Celso Moreira, mas o fato é que os dois formam uma dupla bastante harmônica. Chico tocou de tudo no seu sax tenor, incluindo Cartola, Nélson Cavaquinho, algumas internacionais e várias da turma do Clube da Esquina, em meio ao burburinho infernal dos comensais. Na falta de uma máquina, filmei uma das canções apresentadas com meu celular e subi a gravação para o You Tube.

Canção: Tudo que você podia ser (Lô Borges e Márcio Borges)
Apresentação: Chico Amaral e Celso Moreira
Local: Balaio de Gato - Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de agosto de 2009
Link: http://www.youtube.com/watch?v=XiKYDX-58xM

Abaixo, três fotos, que também tirei com meu celular quebra-galho, no afã de registrar esse prazeroso encontro.

Abraços,

Felipe
Chico Amaral
Celso Moreira e Chico Amaral
Felipe Cerquize e Chico Amaral


23/08/2009

ENCONTRO COM MURILO ANTUNES EM BH

Murilo Antunes, letrista de obras-primas da MPB, tais como "Nascente" (com Flávio Venturini) e "O trem tá feio" (com Tavinho Moura), não é só bom de verso. Ele também é muito bom de prosa. Foi o que deu para perceber nas quase três horas de papo que tivemos, no dia 19 de agosto, no bar Marquês, que fica na rua Marquês de Maricá, 56, Belo Horizonte.
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Um cara simples e verdadeiro, que dá prazer de conversar. Falamos de realizações e de planos, entre os quais está o projeto de um CD comemorativo dos seus sessenta anos, em 2010. Falamos, também, de nossa primeira parceria, que está sendo gravada por um amigo em estúdio, e de suas parcerias com Claudio Nucci, que ainda não conheço.
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Tive o prazer de conhecer seu filho, João Antunes, guitarrista e violonista, vencedor do Prêmio Jovem Instrumentista BDMG 2006, que se apresenta com o pianista Rafael Martini no bar Marquês, onde estávamos.
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Maria Valéria Bethonico, amiga de muitos na Internet, mora pertinho do bar Marquês e coincidentemente estava lá, no dia em que me encontrei com o Murilo. Ela enviou para mim algumas fotos que tirou e eu escolhi duas para postar nesta mensagem. Duas falhas, das quais preciso me redimir com a ajuda do Murilo ou da Maria Valéria: saber os nomes da namorada do Murilo e da dona do bar Marquês, que estão em uma das fotos e que não consegui lembrar de jeito nenhum.
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Abraços!
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Felipe
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Murilo Antunes e Felipe Cerquize
Maria Valéria, namorada do Murilo, Cerquize, Murilo Antunes e a dona do Marquês

14/08/2009

CD LÉGUAS NA RÁDIO DIFUSORA DE MACEIÓ


Amanhã, 15/08/2009, a partir das 09:00 h, Luiz Alberto Machado apresentará músicas do CD LÉGUAS na Rádio Difusora de Maceió, programa Alagoas Frente & Verso. Quem tiver interesse poderá ouvir o programa pelo link http://www.izp.com.br/rdedifusora.php
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Abraços!
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Felipe


12/08/2009

OS DESMANDAMENTOS DE GERALDINHO CARNEIRO

Muito bom ter presenciado esse manifesto preparado pelo poeta Geraldinho Carneiro. Fui ao Teatro do Planetário, na Gávea, em plena segunda-feira, dia das almas, para um regozijo que há muito não tinha. Maior barato ver o amigo Geraldinho e o poeta Salgado Maranhão sob a luz de lâmpadas inconvenientes, orquestrando uma festa grandiosamente pequena. Apesar de toda a luz que os iluminava, brilharam na mesma intensidade as estrelas de Camila Pitanga, Giulia Gam, Cissa Guimarães, Bianca Byington e Camila Amado, que leram algumas poesias dos dois anfitriões. Na plateia, astros como Pery Ribeiro, Wagner Tizo, Tavynho Bonfá, Sérgio Natureza e Eduardo Souto Neto luziam intermitentemente aos olhos do público. Moisés (Tonico Pereira) sentou o sarrafo nos desmandamentos e depois de lido o manifesto, "sacó el equipo de la cancha". Entre o público e os astros, caminhavam Olavo Bilac (Cândido Damm) e Oswald de Andrade (Orã Figueiredo) com troca de imprecações impagáveis, resgatando o necrofilismo e o antropofagismo dos bons tempos.
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FILMAGENS NO EVENTO
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1.Filosofia - Poesia de Geraldinho Carneiro recitada por Cissa Guimarães
http://www.youtube.com/watch?v=TOCI98Ac2cY
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2.Salgado Maranhão e Geraldinho Carneiro falando sobre a Poesia e Camila Pitanga recitando a poesia O azul e as farpas, de Salgado Maranhão
http://www.youtube.com/watch?v=z_rDyNccXPI
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3.O caos total - Poesia de Geraldinho Carneiro recitada por Giulia Gam
http://www.youtube.com/watch?v=Nzot-z9zSS4
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4.Miragem e abismo - Poesia de Geraldinho Carneiro em récita reverberada por "Oswald de Andrade", Camila Amado e "Olavo Bilac".
http://www.youtube.com/watch?v=cnl5IukjJVw
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5.Flor de amido - poesia de Salgado Maranhão recitada por Bianca Byington
http://www.youtube.com/watch?v=Ndb_eBaH9fg.............

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FOTOS NO EVENTO

Bianca Byington interpretando uma poesia
Salgado Maranhão, Geraldinho Carneiro e Camila Amado
Tonico Pereira no papel de Moisés
Geraldinho Carneiro, Orã Figueiredo, Tavynho Bonfá e Felipe Cerquize
Cissa Guimarães e Geraldinho Carneiro
Felipe Cerquize, Tavynho Bonfá, Wagner Tizo, Pery Ribeiro e Eduardo S. Neto
Camila Pitanga e Nilza Cerquize
Geraldinho Carneiro, Orã Figueiredo, Tavynho Bonfá e Felipe Cerquize
Felipe Cerquize, Tavynho Bonfá e Eduardo Souto Neto
Giulia Gam, Cissa Guimarães e Nilza Cerquize
Pery Ribeiro, Tavynho Bonfá e Felipe Cerquize
Salgado Maranhão, "Oswald de Andrade", Geraldinho Carneiro, Camila Amado e "Olavo Bilac"
Giulia Gam e Salgado Maranhão
Geraldinho Carneiro e Felipe Cerquize
Camila Pitanga recitando poesias de Salgado Maranhão e Geraldinho Carneiro
Camila Pitanga conversando com Salgado Maranhão e Geraldinho Carneiro
Precisamos transformar esse manifesto num "manyfesto", Geraldinho! Onde vai ser o próximo?


06/08/2009

MYSPACE - ENTREVISTA PARA A RÁDIO MEC


A entrevista que fiz para a Rádio MEC, que foi ao ar no dia 29 de julho de 2009, está disponível para audição no meu endereço do MySpace: http://www.myspace.com/felipecerquize
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Abraços!
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Felipe