29/09/2008

CONTOS INCRÍVEIS - MARCO SOUZA

Recebi, do meu amigo Marco Souza, um exemplar de Contos incríveis. O lançamento do meu livro Contos sinistros, em 2005, foi que o fez entrar em contato comigo, pois, na época, ele já tinha como projeto a publicação desse trabalho, que tem o título parecido com o do meu. Não por mera coincidência, pois a abordagem das nossas histórias segue pelas mesmas raias. Marco é um aficionado pelo gênero e isto, com certeza, torna o seu livro mais autêntico. Em 2005, então, ele me entregou suas histórias para leitura e me convidou para fazer o prefácio (abaixo).

Marco, obrigado pelo exemplar. Já comecei a reler suas histórias fantásticas.

Abraço!

Felipe


PREFÁCIO

Quando, em maio de 2005, fiz o lançamento do meu livro com histórias sinistras, não poderia imaginar que, entre as várias pessoas aficionadas pelo tema estaria uma que, inclusive, tinha em mente o lançamento de um livro de contos. Marco Souza foi uma grata surpresa desde os primeiros contatos por correio eletrônico, quando mostrou seu interesse pelo meu trabalho e, mais do que isto, convidou-me para escrever o prefácio destes CONTOS INCRÍVEIS. Num primeiro momento, fiquei honrado com o convite, mas, assim que acabei de ler os contos do Marco, o sentimento passou a ser de orgulho.

Este livro é uma coletânea de histórias fantásticas com características bem marcantes, o que, na verdade, caracteriza o próprio autor. Numa análise geral, uma das peculiaridades do Marco é fazer com que, nos seus contos, as personagens se confundam ou se invertam, o que multiplica o interesse do leitor pela leitura e faz com que seja necessária uma interpretação investigativa dos fatos, o que é interessante, considerando o tema abordado. Outro ponto positivo, que alimenta a roda-viva da curiosidade humana, é a tendência a resgatar o começo da narrativa de uma forma diferente da primeira. Além disso, em algumas das histórias, aparece a abordagem erótica na dosagem certa para aguçar o interesse pelo enredo sem que descambe para o vulgar, o que é imprescindível, quando o trabalho publicado tem a intenção principal de preservar sua qualidade.

Em O PEDIDO, a troca fantasiosa de personalidades é a espinha dorsal do conto, fazendo-nos refletir sobre a tolerância inconsciente que temos com a rotina. Em CARTAS ANÔNIMAS, a possibilidade de traição iminente é interrompida abruptamente pela distração. Já em VOZES, quem fala é a própria consciência do protagonista. Ao contrário do título, A COISA CERTA é uma história socialmente incorreta, mas que poderá revelar alguns desejos inconscientes da maioria dos que a lerem. ENTRE AMIGOS é um conto com recomeços, que permite o revezamento entre o algoz e a vítima, de maneira que, no final, nenhum dos dois saia como mocinho ou vilão. O paternalismo e a psicopatia evidenciados em ILUSÕES levam a uma trama espetacular, de final surpreendente. O desfecho se dá com A VÍTIMA, onde, no decorrer da história, o medo cede espaço para meras saciedades exóticas de um casal.

Aos que estão embarcando neste trem, aviso que os medos necessariamente se farão presentes e tomarão formas diferentes ao longo desta viagem. Crime passional, psicopatia e acrofobia são algumas das estações, mas a viagem completa só poderá ser descrita por quem olhar para cada dormente que prende os trilhos até chegar à última plataforma.
Parabéns ao Marco por este belo trabalho!

Felipe Cerquize

Nenhum comentário: