17/09/2008

SHOW 3 MULHERES EM CURITIBA

O Teatro do Paiol será o palco de um raro encontro musical nos dias 26 e 27 de setembro, às 21 horas. Três mulheres estarão somando seus trabalhos e emoções, mostrando em um espetáculo suas diferentes vivências e o que possuem em comum: a paixão pela música e pela poesia, e uma consolidada parceria artística. Consuelo de Paula trará a tradição da música mineira, de tambores e do samba; Etel Frota a poesia precisa e envolvente; Luhli, os tambores que constrói, e a contundente poesia de sua música, que vem também influenciada pelo blues e produziu sucessos que fizeram a cabeça de toda uma geração. O primeiro encontro destas Três Mulheres será possível através do Edital Música no Teatro do Paiol-2008, da Fundação Cultural de Curitiba. Os espetáculos serão gravados profissionalmente, para um futuro projeto de DVD.

O roteiro do espetáculo, costurado por Etel Frota, foi construído a partir de uma intensa interlocução com Consuelo e Luhli, e faz a trama entre música e poesia, o som do violão e dos tambores com a força das idéias e das palavras. Acompanhadas do violonista João Egashira e do percussionista Leandro Teixeira, as três artistas fundirão seus trabalhos neste show. idealizado pelo produtor Alvaro Collaço e que terá direção e iluminação de Nadja Naira. A anfitriã, Etel Frota, é parceira de Consuelo de Paula e de Luhli. As três se “conheceram” na internet, onde têm mantido um diálogo profundo acerca de poesia e música. O grupo de discussões m-musica, onde se encontraram pela primeira vez, tem sido um celeiro de profícuas parcerias artísticas. Como já escreveu Etel, no prefácio do livro Convers@Rimada, de Luhli e Felipe Cerquize, “...não tenho idéia de quantas canções foram compostas em parceria nas intersecções dessa rede, mas são seguramente centenas, várias centenas. Imagino que alguém, com o devido distanciamento histórico, ainda haverá de escrever sobre isto que temos vivido de forma tão prazerosa e verdadeira...”

“Três Mulheres” traz músicas do repertório de Consuelo de Paula, como “Sete Trovas”, “Pássaro encantado” e “Dança para um poema” e as que integram o último CD de Luhli, como o sucesso “Fala”, conhecido de todos pela interpretação dos Secos & Molhados, (atualmente na trilha sonora da novela “A Favorita”),“Bandolero”, “Antiga” e “Chore-me um rio”, sua versão para ”Cry me a river”, de Arthur Hamilton .

As três mulheres

Consuelo de Paula nasceu em Pratápolis, Minas Gerais. Seu contato com a música vem desde a infância, quando começou a participar de festas folclóricas, prIncipalmente congadas, em sua terra natal. Radicada em São Paulo há vinte anos, possui quatro CDs lançados: “Samba, Seresta e Baião” (1998), “Tambor e Flor” (2002), e “Dança das Rosas” (2004) e a coletânea “Patchwork”, lançada este ano no Japão.Consuelo de Paula realizou recentemente shows em teatros importantes como o Theatro Municipal de São Paulo e o Teatro Gran Rex, de Buenos Aires.

Etel Frota é de Cornélio Procópio e exerceu Medicina até 1997. Desde 1998 trabalha exclusivamente como escritora: poeta, roteirista, letrista, com algumas incursões na ficção e dramaturgia. É a autora do livro e CD “Artigo Oitavo - poesia escrita, falada e cantada”, que teve prefácio de Thiago de Mello e produção musical de Rodolfo Stroeter. É autora da peça teatral “Vila Paraíso”, que recebeu .seis montagens no Paraná. Parceira-letrista de importantes nomes da música, lançou no ano passado o livro virtual “Lyricas- a construção da canção”, com as letras e partituras de algumas dessas canções.

Luhli é compositora e também cantora, violonista, percussionista, poeta e artista gráfica. Suas parcerias com João Ricardo ( “Fala” e “O Vira”), foram imortalizadas pelas vozes do antológico grupo “Secos & Molhados”. Teve canções gravadas por Nana Caymmi, Joyce, Wanderléa, Tetê Espíndola, Rolando Boldrim, Zélia Duncan. Mas seu principal intérprete continua sendo Ney Matogrosso, que gravou 13 de suas composições, entre as quais sucessos como "Napoleão" e "Bandolero". Por quase duas décadas Luhli formou parceria com Lucina, com quem gravou sete discos. É construtora de tambores e faz oficinas de criatividade musical. Lançou dois livros: “O segredo dos gnomos”, com 49 ilustrações de sua autoria, e “Convers@ rimada”, em parceria com o poeta Felipe Cerquize.

Serviço

O show “Três Mulheres”, com Consuelo de Paula, Etel Frota e Luhli, acompanhadas de João Egashira e Leandro Teixeira acontece no Teatro do Paiol, nos dias 26 e 27 de setembro, às 21 horas. Foi possível graças ao edital Música no Teatro do Paiol/ 2008, da Fundação Cultural de Curitiba. A produção executiva é de Alvaro Collaço. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50. Informações pelo fone 3213-1340.

Nenhum comentário: