09/05/2009

ESTRADA REAL I

FOTO TIRADA NO MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
INTRODUÇÃO
..
De 15 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, estive em viagem pelo circuito da Estrada Real, que tem duas vertentes: uma que começa na cidade do Rio de Janeiro e outra que se inicia em Paraty, litoral sul do estado do Rio. Ambas as vertentes se encontram em Ouro Preto e de lá seguem numa só para Diamantina. Abaixo, uma breve descrição do circuito, retirada do site http://www.estradareal.org.br (trecho entre aspas):
..
“A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é seguir os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.
..
Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa, foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.
..
Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte.”
..
A minha trajetória começou pelo caminho novo, no Rio de Janeiro, de onde saí às 14:00 h do dia 15/01, seguindo pela BR-040 (Rio–Brasília), até Barbacena, por onde passei para tomar o caminho de Tiradentes, num percurso total de cerca de 340 Km. Além de explorar bem a riqueza cultural de Tiradentes, essa cidade também me serviu de base para conhecer o município de São João del Rei e a localidade de Bichinho.
..
No quarto dia (18/01), segui para Ouro Preto, que fica a 200 Km de Tiradentes, porém, passando antes por Congonhas, para conhecer o seu centro histórico e os Profetas do Aleijadinho. Ouro Preto foi a maior das cidades que visitei nessa minha viagem e nela permaneci por três dias, sem deixar de ter a preocupação de definir um roteiro enxuto para que não ficasse algo importante sem ser conhecido. Essa foi outra cidade base e dela parti por um dia inteiro para conhecer Mariana, que fica a pouco menos de 20Km de lá.
..
Na quarta-feira (21/01), fui para Itabira, também numa viagem de cerca de 200 Km. Lá, pernoitei dois dias, um dos quais dedicado inteiramente aos Caminhos Drummondianos, que detalharei oportunamente nestas memórias.
..
No dia 23/01, parti finalmente para Diamantina, cidade extrema da Estrada Real. Antes de chegar a lá, passei por várias cidades históricas menores, como Catas Altas, Santa Bárbara e Serro Frio, essa última de porte um pouco maior do que as outras. Diamantina fica a cerca de 300 Km de Itabira e, depois de conhecer os pormenores da cidade, tirei uma noite para conhecer a Folia de Reis da cidade de Curralinho, que fica a 8 Km do antigo Arraial do Tejuco.
..
Foi nesse ponto que optei por descolar da Estrada Real, e, no dia 25/01, deixei Diamantina e rodei cerca de 150 Km, a fim de chegar de volta à BR-040, de lá seguindo mais 50 Km rumo a Cordisburgo, terra natal de João Guimarães Rosa. Caetanópolis, cidade vizinha de Cordisburgo, é onde fica a Gruta de Maquiné, que também selecionei como parte do roteiro.
..
A essa altura da viagem, no afã de otimizar o tempo escasso que tinha, saí de Cordisburgo para Três Pontas, dirigindo 420 Km sem parar. Na verdade, essa quilometragem completou-se na cidade de Varginha, aonde cheguei à noite e pernoitei para, no dia seguinte (27/01) viajar mais 35 Km, até Três Pontas.
..
De lá, depois de conhecer a casa de Milton Nascimento e os meandros da cidade e suas adjacências, retornei a Varginha (passagem obrigatória) e passei por Três Corações e Cambuquira, até chegar a São Lourenço, retomando a Estrada Real nesse trecho do “caminho velho” (Percurso total de mais ou menos 120 Km). Em São Lourenço, que para mim é uma cidade especial, fiquei de 28 a 31/01.
..
De São Lourenço a Visconde de Mauá, fiz o último trecho dessa viagem (140 Km). Foi em Maringá de Minas, cidade a 5 Km de Visconde, que pernoitei, antes retornar para casa, com direito a um almoço de despedida em Penedo, às 17:00 h do dia 01/02.
..
Como comentários gerais sobre o trajeto, além da beleza e da riqueza cultural de todas as cidades visitadas, um ponto forte a ser destacado é a qualidade da pavimentação de todas as rodovias que utilizei para fazer o circuito da Estrada Real. Ficou claro, para mim, que o governo de Minas Gerais está investindo no turismo, dentro desse circuito. Os piores trechos de rodovias que utilizei durante a viagem foram ou fora de Minas ou fora do circuito da Estrada Real, mas não pela qualidade da pavimentação. Cito dois deles: 1) Trecho da BR-040 no Rio de Janeiro, que tem um custo / benefício duvidoso, pois, a cada 60 Km de estrada, pagam-se quase R$ 8,00 de pedágio (na Via Dutra, por exemplo, se paga valor semelhante, mas a cada 100 Km). 2) Trecho da Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a Varginha, onde a estrada é boa, mas a sinalização sofrível.
..
Duas outras observações importantes sobre a viagem, na minha opinião, dizem respeito à meteorologia e ao meu veículo de transporte. Na primeira, o tempo foi super generoso comigo e, mesmo com todas as cenas de enchentes vistas na televisão, durante o período que estava em viagem, o máximo que peguei na estrada foram alguns chuviscos. Na segunda, foi o meu carro, que se comportou como um campeão, não dando sinais de fadiga ou de defeito em momento algum do percurso total de 2300 Km, que rodei. Quando terminei a viagem e o estacionei na garagem de casa, a primeira coisa que fiz foi bater palmas para ele, um Manuel Audaz on road.
..
Na próxima publicação, iniciarei o relato sobre cada cidade por que passei.
..
ESTRADA REAL
..
O sangue escorrendo pelo chão,
pelos veios de ouro e diamante.
Instrumento de tua perdição
que serviu ao servil ignorante.
..
Mas o tempo, senhor soberano,
mostra sempre o que é certo e o que é errado.
São as lutas travadas no caminho
que não deixam a gente aqui sozinho.
..
Os teus mártires não morreram em vão,
eu os vejo no asfalto da estrada.
O poeta ainda inconfidente
sabe como dizer o que ele sente.
..
Cadafalso, corrente e garrote,
ciclotímicas surras com chicote.
As cidades exibem o teu lanho
e quem passa não acha isso estranho.
..
Realeza do Quinto e da Derrama,
hoje tuas cidades são pacatas.
Tuas cruzes são feitas pra quem ama,
tuas luzes tornaram-se abstratas.
..
Ó estrada real e imaginária!
Desfaz teu passado com o futuro.
Mostra a arte da verve que te serve,
ilumina o teu lado escuro.
..
Felipe Cerquize
..

Um comentário:

Pedro Duque disse...

Oi Felipe, nem sei se você vai se lembrar de mim, provavelmente sim, eu espero... rsrs Eu era amiguinho do seu filho lá no cond. Julio Fl&¨%¨%$ sou o filho da Tânia, da casa 52, fomos juntos ver a Baleia, lembra?! rsrs Achei vocês!!! Outro dia estava olhando o seu livro, aidna temos ele!! Com os desenhos do Tulio!! NOssa, que de mais, te ter por aqui... Já me add como seu seguidor!! Abraços e sorte sempre!