09/05/2009

ESTRADA REAL XII

EM FRENTE AO PARQUE DAS ÁGUAS DE SÃO LOURENÇO
SÃO LOURENÇO (MG)
.
São Lourenço foi a última cidade da Estrada Real, na qual me hospedei, e a penúltima de minha viagem. Um lugar que conheço desde os meus seis anos de idade, quando ainda existia um trem que saía do Rio de Janeiro e seguia até Cruzeiro (SP), com paradas em várias cidades, entre as quais essa pérola do Circuito das Águas. Em 1965, meu pai fez essa viagem de trem comigo e foi por aí que comecei a gostar de Minas. Voltei, depois, em 1977, no final da minha adolescência e em 1988, quando meu primogênito ainda não tinha completado um ano de idade. No final da década de noventa e no início do século XXI, visitei a cidade algumas vezes, acompanhando meu pai, já doente e sem condições de viajar sozinho. Acho que, por isto, escolhi essa cidade para encerrar a viagem pela Estrada Real de Minas. O número de hotéis continua grande. Hoje em dia, o Hotel Brasil deixou de ser o melhor de São Lourenço, status ocupado, agora, pelo Sulamérica.
.
Aproveitei essa estada para pôr o meu asseio em dia e fui cortar o cabelo em um barbeiro localizado próximo ao calçadão central da cidade. Barbeiros e motoristas de táxi são duas das profissões mais bem informadas e, enquanto cortava o cabelo, fiquei sabendo de algumas novidades, como, por exemplo, da falência do Hotel Primus, um dos mais tradicionais de São Lourenço, que chegou a competir com o Hotel Brasil. Agora, o dono do Hotel Guanabara, José Neto, é o prefeito da cidade e concorrente de José Elias, dono do Sulamérica e também do Hotel Emboabas e do Hotel Fazenda Ramón, o primeiro em direção a Carmo de Minas e o segundo no sentido de Caxambu. Paulinho, o barbeiro, também falou da grande enchente, ocorrida no ano 2000 e da liberação recente de várias obras que estavam embargadas pela prefeitura, inclusive a de um hotel que fica no calçadão (percebi uma destilação de veneno do bom barbeiro, em relação à nova administração da cidade, mas procurei ignorá-la).
.
Há algum tempo, o parque das águas vem sendo administrado pela Nestlé, que alguns criticam e outros elogiam. No quesito imagem, pelo que vi, a empresa está de parabéns, pois o parque está muito bem cuidado. O balneário que há nele está fantástico, com opções de banhos diversos, hidromassagem, ducha escocesa, saunas etc. Margeando a lagoa dos pedalinhos, pelo lado de fora do parque, existe, agora, uma área de lazer extensa, muito bonita, que não sei se foi obra da prefeitura ou da Nestlé (esqueci de perguntar essa ao Paulinho). Hoje, também existe uma fonte de água mineral que fica fora do parque e é gratuita para a população (a mesma água que é engarrafada e distribuída).
.
Outro atrativo é a maria-fumaça que leva os turistas de São Lourenço para Soledade de Minas, onde há uma feira de artesanatos muito variada e o melhor curau do Brasil. Um transporte somente para turistas, pois é muito caro.
.
Fotos:
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=32828368 Cachaçaria Paraíso na rodovia que liga Cambuquira a São Lourenço
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=34991895 Igreja matriz de São Lourenço
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=34992703 Vista da cidade de São Lourenço
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=34992728 Portal na entrada da cidade de São Lourenço
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=34992709 O prédio mais alto de São Lourenço
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=34991733 Capivara no Parque das Águas de São Lourenço
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=32828412 Frente do Parque das Águas de São Lourenço
.
http://viewmorepics.myspace.com/index.cfm?fuseaction=viewImage&friendID=139730924&albumID=2143146&imageID=34992723 Hortênsias na Estrada de acesso a São Lourenço, em direção à Via Dutra.
.
E onde está a poesia? Na casa de cultura de São Lourenço, por onde passei e soube de vários eventos literários programados. Convidaram-me para um lançamento do meu livro feito em parceria com Luhli (Conversa rimada) e eu sugeri ligar para eles para marcar uma data viável. Deixei um exemplar e o meu e-mail para contatos.
.
Última parada prevista: Maringá de Minas.
.
SÃO LOURENÇO
.
Aqui, aprendi a gostar de Minas.
Do frango com quiabo, do angu,
do feijão tropeiro, do torresmo,
do café passado bem fresquinho,
da broa de milho com manteiga.
.
Viagem de trem, Circuito das Águas.
Atravesso toda a Mantiqueira,
só para estar aqui contigo.
.
Em ti eu revejo a minha infância
e volto a sorrir pra tudo que é simples.
A prosa na esquina, o fumo de rolo,
a cachaça dos teus alambiques.
.
Ah, se eu soubesse o quanto sou tolo,
não te deixaria nunca mais,
querida cidade de Minas Gerais.
.
Felipe Cerquize

Nenhum comentário: